Com carroçarias Caio, os veículos são os primeiros na cidade a promover um transporte coletivo mais sustentável em termos ambientais
A empresa Sudeste Transportes Coletivos Ltda., operadora do transporte coletivo de de Porto Alegre, RS, recebeu, há poucos dias, quatro novos ônibus elétricos (100% a baterias), com carroçaria eMillennium, da fabricante paulista Caio, e piso baixo. De acordo com a encarroçadora, além de modernos, com alta tecnologia e sustentáveis, os novos ônibus visam levar comodidade e viagens mais silenciosas, cumprindo o objetivo primordial, que é transportar os passageiros com conforto, qualidade e segurança, além de contar também, com a diminuição de fontes motrizes de energia, menos poluente e menos geradoras de gases de efeito estufa, na frota de transporte coletivo urbano na cidade de Porto Alegre.
A carroçaria tem 12,15 metros de comprimento e capacidade total para 71 pessoas. Segundo a Caio, visando a comodidade dos passageiros ela está equipada com ar-condicionado, poltronas confortáveis, vidros colados nas janelas e tomadas de USB nas laterais. Já para os motoristas, destaque para o sistema multiplex, que facilita o controle de vários itens do ônibus. “O projeto de Porto Alegre é uma grande oportunidade para que o País tenha ônibus urbanos sustentáveis, proporcionando um transporte eficiente e menos poluente, atendendo às novas tendências da mobilidade urbana”, disse José Gildo Vendramini (Zezinho), gerente nacional de vendas da Caio.
Os ônibus entregues à Porto Alegre foram desenvolvidos com tecnologia 100% brasileira, tendo chassi Mercedes-Benz 0500-U, preparada para esse tipo de tração, motor e baterias da Weg e integração eletrônica da Eletra.
Conforme informou a prefeitura de Porto Alegre, estão previstos novos investimentos em ônibus com tração elétrica, que totalizarão R$ 38 milhões, sendo que outros oito veículos devem chegar nas próximas semanas.
A prefeitura da capital gaúcha, ainda, informou que a infraestrutura de recarga está sendo implementada nas garagens da Nortran, Sudeste e VTC, com estações de recarga com capacidade de 180 kW com dois cabos para recarga, com capacidade de recarregar dois ônibus simultaneamente por equipamento com 90 kW de potência cada.