Diante do cenário atual, a sustentabilidade se tornou uma preocupação global. Desse modo, o prefeito Caio Cunha tem adotado medidas em sua gestão para promover práticas mais sustentáveis em Mogi das Cruzes. Quer saber como uma cidade paulista tão grande como essa tem contribuído para a entrega de um mundo mais sustentável? Veja mais, a seguir!
Uma gestão voltada para o meio ambiente
Muitos fatores devem ser considerados para a gestão de uma cidade, bem como manutenções e construções que visem fomentar melhorias na educação, saúde e qualidade de vida da população. Porém, pensar em estratégias públicas para minimizar os impactos no meio ambiente, causados pelo cotidiano dos cidadãos, também é fundamental para o desenvolvimento saudável dos municípios.
Por isso, o prefeito Caio Cunha, também empresário e autor do livro “Eles Ocuparam a Cidade”, além de garantir melhorias na educação, saúde e qualidade de vida dos mogianos, também implementou estratégias sustentáveis em sua gestão. Essa iniciativa garantiu o Certificado Cidade Verde para Mogi das Cruzes, consolidando o município como o primeiro da região metropolitana a ser reconhecido por suas práticas verdes.
Quais foram as iniciativas que garantiram essa certificação para Mogi das Cruzes?
A certificação de Cidade Verde foi concedida a Mogi das Cruzes devido à adoção de algumas práticas por parte da prefeitura. Uma delas foi a mudança no sistema municipal de transporte coletivo, na qual a cidade recebeu uma nova frota de ônibus que conta com veículos mais modernos, equipados para reduzir a emissão de gases prejudiciais ao meio ambiente na atmosfera.
A realização de um contrato que exigisse a obrigatoriedade das empresas de ônibus municipais conceder veículos menos poluentes, foi possível graças a gestão de Caio Cunha, político três vezes mais votado em Mogi das Cruzes (2016, 2018 e 2020). O prefeito adotou em sua administração o Programa Ambiental do Transporte (Despoluir), entregando a população não só um meio de transporte mais confortável e moderno, mas também um futuro mais sustentável para as próximas gerações.
Preparação do prefeito para promover uma cidade mais sustentável
É de conhecimento geral que administrar um município é uma tarefa complexa que exige um certo grau de preparação. À vista disso, Caio Cunha, um dos 100 prefeitos mais visionários das Américas, segundo a Bloomberg Philanthropies, busca sempre aprimorar seus conhecimentos para entregar uma melhor gestão aos cidadãos, promovendo uma melhor qualidade de vida para Mogi das Cruzes.
O político está constantemente buscando aprender sobre diversas áreas, realizando cursos como Educação na Primeira Infância e Combate às Drogas, para implementar práticas mais eficazes e saudáveis na cidade. Atualmente ele está agregando mais um conhecimento para seu currículo: o mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis, pela Esalq/USP, uma das mais renomadas universidades do país.
Por fim, vale ressaltar que cuidar do meio ambiente é uma responsabilidade de todos, e Caio Cunha, prefeito de Mogi das Cruzes que foi vereador por 2 mandatos, não delegou essa responsabilidade para terceiros. O político merece destaque em sua gestão, pois garantiu muito mais do que o Certificado Cidade Verde para Mogi das Cruzes; ele garantiu a esperança de um futuro mais saudável para as próximas gerações, demonstrando que é possível existir cidades grandes e sustentáveis.